Academias em edifícios multipavimentos: resposta acústica de diferentes tipos de fontes e desafios nas avaliações acústicas. FIA 2024
Schmitt, R.¹; Coelho, F.C.²
¹Scala Acústica, Blumenau, SC, Brasil, rafael@scaladb.com.br
²Síntese Acústica Arquitetônica, Brasília, DF, Brasil, fabiana@sintesearquitetura.com.br
O crescente interesse na prática de exercícios físicos tem levado à construção de academias em edifícios
multipavimentos, atendendo à demanda por proximidade ao trabalho ou mesmo dentro do próprio prédio residencial. Este aumento tem gerado reclamações devido ao ruído, especialmente o de impacto, que se propagam pela estrutura.
As avaliações acústicas enfrentam desafios técnicos devido as normativas brasileiras não definirem padrões e procedimentos específicos para estas situações. Este artigo apresenta o resultado das respostas acústicas de diversas fontes de ruído de impacto em academias, com atividades de musculação e funcional.
Os ensaios foram realizados em 08 academias diferentes conforme os procedimentos da ABNT NBR 10152:2017 [1]. O objetivo é analisar padrões nas curvas dos espectros sonoros decorrentes do impacto de objetos semelhantes em sistemas construtivos diferentes. A comparação das curvas de nível de pressão sonora em função da frequência, demonstram uma tendência de comportamento, e evidenciam que alguns tipos de fontes de impacto são mais expressivos quando utilizados em edificações de estrutura rígida de concreto. A análise dos resultados aponta a necessidade de categorização das fontes por tipo de objeto e atividade para auxiliar em estudos futuros visando a possível padronização de fontes em ensaios acústicos de academias…