X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Mapa de Ruído

Data: 09/2016

Cliente: Procave – Absolute Center Business e Hotel

Resumo Geral:

A avaliação de impacto sonoro da região de implantação do empreendimento é realizada através de uma simulação com software específico de acústica, que tem por base a norma ISO 9613. A modelagem da região de interesse foi feita em duas etapas principais: a primeira delas é o modelo 3D do terreno de implantação do empreendimento Absolute Business e Hotel e das edificações dos arredores em um raio de 500 metros, inserindo todos os obstáculos relevantes acusticamente ao modelo. A segunda etapa da modelagem é a inserção e configuração das fontes sonoras com suas respectivas potências e diretividade, tais como: tráfego rodoviário local, travessia ferry boat (balsa), atividades portuárias, e passagem de navios cargueiros com o objetivo de estudar o impacto sonoro nas fachadas do empreendimento para auxiliar no projeto da definição das esquadrias (vidros e caixilharias).

desafio

O empreendimento contém uma torre corporativa e outra hoteleira com bandeira que exige privacidade e conforto acústico elevado. As fontes sonoras locais, principalmente as passagens de navios e atividades portuárias, são geradoras de ruído significativas. Com base nisso foi necessário realizar um estudo minucioso para conhecer os níveis sonoros globais e por frequência em cada fachada e pavimento das respectivas torres, com atenção especial para os ruídos de baixa frequência (ondas graves). Complementar ao estudo acústico foi contratado pelo cliente o projeto de fachadas, desta forma foi necessário as compatibilizações para atender requisitos estruturais e térmicos, além do acústico.

eTAPAS

No entorno do terreno do futuro empreendimento são escolhidos pontos de medição em um raio normalmente entre 250 a 500 metros, coletando o ruído de tráfego rodoviário e demais fontes significativas que podem impactar na edificação.

São modeladas as edificações neste raio de abrangência dos pontos coletados, são inseridos os níveis sonoros reais medidos em campo, passando por uma fase de calibração do modelo que consiste em ajustar entre o simulado e medições de campo, os mesmos níveis.

De acordo com os níveis sonoros estimados em cada fachada e pavimento do empreendimento, se faz o enquadramento das classes de ruído e posterior elaboração do relatório técnico.