X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Mapa de Ruído  | Data: 12/2018

Resumo Geral:
Avaliar o ruído ocupacional presente em um setor produtivo da fábrica, no complexo industrial da Whirlpool Latin America. Com base nos dados de medição dos níveis sonoros globais e por frequência para cada equipamento e locais específicos, estes foram introduzidos como dado de entrada na produção de um mapa de ruído da situação atual. Posteriormente foi apresentado um conjunto de soluções que visam mitigar o ruído no ambiente, promovendo melhores condições de trabalho para os colaboradores da indústria para atendimento da norma Trabalhista NR 15.

Cliente: Whirlpool Latin America. 

desafio

No setor específico estudado haviam regiões e locais de trabalho com níveis sonoros de até 100 dBA, portanto houve a identificação prévia de pontos críticos a serem corrigidos.

Outro desafio foi se adequar a exigência do cliente em propor soluções para redução de ruído em 03 (três) etapas distintas, sendo, Nível de prioridade 1: Garantir 95 dBA em todo o setor; Nível de prioridade 02: Garantir 90 dBA em todo o setor; Nível de prioridade 3: Garantir 85 dBA em todo o setor.

eTAPAS

Foram registrados os espectros e níveis sonoros globais próximos de cada fonte sonora (extrusoras) presente no local tal como: canhão de extrusão, misturador, calandra, rolo tracionador, guilhotina, manipulação, moinho e bombas de vácuo. Além disso, foram escolhidos alguns pontos estratégicos para calibração do modelo computacional.

O modelo foi desenvolvido no software CadnaR ( Datakustik ) considerando as geometrias de máquinas e obstáculos, com base nas medições realizadas, foram inseridas os níveis de potência sonora para cada fonte. Os cálculos são realizados para pontos receptores definidos para a produção do mapa de ruído do recinto, possibilitando a visualização da distribuição de energia sonora no ambiente por meio de uma escala de cores e níveis em dB.

Uma vez inserida todas as fontes, obstáculos internos e o galpão propriamente dito, de acordo com os pontos receptores selecionados foram comparados com as medições de campo, e feito pequenos ajustes em determinadas fontes para calibração do modelo. Isto porque na prática todos os equipamentos estavam operando simultaneamente, podendo haver influências entre os mesmos.

Com o mapa de ruído ocupacional produzido, foram observados as fontes sonoras mais expressivas, com relevância média e com níveis mais baixos. Para cada um desses foram elaboradas soluções acústicas distintas para serem implementadas em fases diferentes de acordo com o nível de prioridade. Algumas soluções foram: elementos suspensos para absorção sonora no galpão, cabine acústica e enclausuramento parcial com barreiras.

depoimento

Em reunião presencial para apresentação do projeto, o Diretor da empresa elogiou o trabalho e comentou que não imaginava que existia uma ferramenta computacional que pudesse auxiliar nesses estudos com tanta confiabilidade e com uma metodologia tão eficiente para solucionar um ambiente tão complexo provido de uma diversidade de fontes sonoras.