X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico

Data: 04/2016

Resumo Geral:

Em conjunto com a Ares Empreendimentos Imobiliários, foi desenvolvido o projeto de adequação sonora aos requisitos de desempenho da norma ABNT NBR 15.575:2013 para os sistemas construtivos de pisos, paredes internas, fachadas, equipamentos prediais do Residencial Palazzo Michelangelo, e o mesmo foi adotado na etapa de construção.

Cliente: Ares Empreendimentos Imobiliários

desafio

O Projeto Arquitetônico e Estrutural já estavam finalizados quando o serviço foi solicitado, este fator restringe o desenvolvimento das soluções acústicas, pois normalmente implica em alterações de espessuras (paredes, contrapisos, acabamentos), pé direito, etc. Outro desafio foi encontrar uma solução para a parede de geminação entre cozinha e quarto, ou seja, de um ambiente ruidoso para um que necessita mais privacidade e conforto.

eTAPAS

Baseado no projeto estrutural e arquitetônico do empreendimento, por meio de software de cálculo de desempenho acústico foi realizado simulações para verificar o isolamento sonoro dos pisos, paredes e fachadas, de acordo com os materiais e especificações prévias.

Foram recomendados materiais e sistemas para atendimento ao requisito intermediário da NBR 15575. Algumas soluções foram propostas, tais como: contrapiso flutuante, parede dupla, envelopamento das tubulações de esgoto, revestimentos absorvedores para ambientes de área comum, entre outros.

O projeto acústico para o Palazzo Michelangelo confrontou dados levantados em simulação com dados medidos posteriormente em campo. Após o cliente aplicar todas as recomendações e a obra ser concluída foram feitos ensaios de campo. Os resultados previstos e os reais apresentaram congruência excelente, com ótimos resultados e adequação necessária à norma de desempenho NBR 15.575.