X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico | Data: 01/2014

Resumo Geral: : Em conjunto com a IDP BRASIL e a KAHN do BRASIL, foi desenvolvido o projeto de adequação sonora aos requisitos de privacidade, isolamento e conforto acústico estabelecido pela certificação LEED FOR HEALTHCARE. Os critérios acústicos são baseados em níveis de pontuação, este empreendimento buscou atender a pontuação máxima Option 1 e 2.

Foi avaliado todo o contexto exterior do local que envolve vias de alto tráfego e aeroporto de pequeno porte, considerando então este impacto sonoro na edificação como um todo. Já no contexto interno foram avaliadas todas as interferências entre ambientes tanto em sentido vertical quanto sentido horizontal (pisos, paredes, etc.) propondo as adequações de acordo com o requisito para cada tipo de ambiente como, por exemplo, leitos, salas cirúrgicas, recepções, salas de exames, salas de consultas, entre outros.

desafio

O maior desafio desse projeto foi o atendimento à certificação LEED que contempla a todos os critérios de acústica para um projeto, do mais simples ao mais complexo, sendo que dificilmente em um projeto trivial atenderia 50% de tudo o que foi estudado, tornando esse quando concluído, uma edificação altamente desenvolvida acusticamente.

Foi imprescindível a compatibilização entre a Acústica e as demais especialidades para obtenção e atendimento aos critérios da certificação.

eTAPAS

Identificação de cada tipo de ambiente definido no projeto arquitetônico de acordo com os requisitos acústicos da LEED HC, por exemplo: leito-leito, leito-circulação, leito-sala de equipamentos, entre outros.

Foi feito a leitura geométrica e funcional dos espaços, sistemas construtivos adotados e materiais em geral.

Baseado nos requisitos e critérios da LEED HC e nos materiais e sistemas previstos inicialmente pelos arquitetos e projetistas envolvidos, foram realizados os cálculos e os resultados comparados com os valores e parâmetros normativos.

Após comparação, verificou-se os parâmetros não atendidos e estudou-se as soluções acústicas necessárias para o enquadramento, sendo apresentadas em reuniões ao grupo de arquitetos e projetistas para compatibilização estética, funcional e aprovações.

Uma vez que as soluções foram aprovadas, iniciou-se o detalhamento das soluções, plantas baixas, cortes, elevações, etc. e elaboração de relatório técnico.