X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico

Data: 12/2018

Resumo Geral:

O objetivo deste trabalho foi proporcionar eficiência no isolamento acústico dos sistemas de paredes, esquadrias e coberturas para garantir o atendimento aos limites de ruído permitidos de acordo as normas técnicas e legislações vigentes. Foi realizada a modelagem computacional da edificação do templo religioso e inserido as fontes sonoro internas, posteriormente adicionado os sistemas construtivos e por fim os cálculos de impacto sonoro externo em cada residência/edifício da região. Utilizaram-se ferramentas de mapeamento sonoro para predição dos níveis de ruído no entorno do local, atendendo aos requisitos da norma NBR 10151.

Cliente: Igreja Reviver

desafio

Na região de implantação do templo religioso existem muitas residências próximas e por isso houve a preocupação em relação ao controle de ruído para manter a privacidade da população de entorno. Neste caso os dimensionamentos dos sistemas construtivos levaram em conta a robustez do isolamento de algumas paredes e principalmente do telhado pela fragilidade do material que já havia sido instalado anteriormente.

eTAPAS

No local de implantação foram coletados dados dimensionais do galpão pré-existente, altura de muros e características das edificações vizinhas.

Estudo de impacto sonoro exterior pela ferramenta Mapa de Ruídos, onde é possível introduzir os dados da fonte sonora de acordo com o projeto de sonorização e realizar os cálculos estimados de níveis de ruído nas fachadas das edificações residenciais vizinhas. Com base na modelagem podemos estabelecer soluções de reduções de ruído e avaliar o efeito nos pontos receptores.

De acordo com o zoneamento local é determinado quais níveis sonoros devem ser respeitados na região de implantação para se adequar aos limites permitidos. Algumas soluções foram propostas para fins de adequação, tais como: paredes com elevada massa superficial, portas acústicas e antecâmaras, e um sistema de forro com elevada capacidade de isolamento para complementar a fragilidade da telha.

Após execução das soluções adotadas, foram realizadas medições acústicas (laudo de ruído ambiental) em pontos vizinhos para validar o estudo e comparar com os limites normativos. Foi comprovado que o modelo computacional foi eficaz, e que na prática os limites de ruído estão sendo atendidos.