X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico | Data: 11/2017

Resumo Geral:

Um dos projetos mais importantes e imponentes da cidade – já um marco visual conhecido por todos nas proximidades da Prainha – o Grand Trianon traz consigo alto padrão em tudo o que apresenta, desde a estrutura e preservação do meio ambiente ao moderno visual.

Na antecipação e tratamento de problemas acústicos, a construtora Planolar em parceria com a Scala levantou diagnósticos acústicos e trabalhou em favor do conforto e qualidade sonora dos futuros habitantes e usuários do empreendimento.

desafio

Adequar os sistemas construtivos para atender o requisito de nível superior da norma de desempenho, isso implica em soluções mais robustas e complexas. Outro desafio foi implementar soluções para o pavimento lazer que está situado no meio do empreendimento fazendo divisa superior e inferior com apartamentos de moradia, sendo que alguns destes ambientes produzem bastante ruído.

eTAPAS

Baseado no projeto estrutural e arquitetônico do empreendimento, por meio de software de cálculo de desempenho acústico foi realizado simulações para verificar o isolamento sonoro dos pisos, paredes e fachadas, de acordo com os materiais e especificações prévias.  

Foram recomendados materiais e sistemas para atendimento ao requisito superior da NBR 15575. Algumas soluções foram propostas, tais como: contrapiso flutuante, parede flutuante, forro anti-vibração, esquadrias Structural Glazing com vidros laminados, revestimentos absorvedores para ambientes de área comum, entre outros.

O projeto acústico para o Grand Trianon confrontou dados levantados em simulação com dados medidos posteriormente em campo. Após o cliente aplicar todas as recomendações e a obra ser concluída foram feitos ensaios de campo. Os resultados previstos e os reais apresentaram congruência excelente, com ótimos resultados e adequação necessária à norma de desempenho NBR 15.575.