X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico 

Data: 08/2016

Resumo Geral:

O projeto acústico do BRAVAMALL em parceria com a Procave Incorporadora objetivou condicionar acusticamente locais como praças de alimentação, circulações, espaço food hall, cinema e locais de permanência em geral estudando estratégias de aplicação de materiais absorvedores, com análises de NR (Noise Reduction), a privacidade entre os diversos espaços e de equipamentos prediais, como ar condicionado, gerador a diesel, transformadores, torres de resfriamento, chillers, exaustores e ventiladores, bombas, entre outros. Tudo isso foi estudado e proposto para que os ambientes sejam agradáveis e que o tempo de permanência do público visitante aumente, por consequência indireta um aumento no consumo nos estabelecimentos do shopping.

Cliente: Procave Incorporadora 

desafio

Um dos desafios foi adequar grandes volumes de acordo com o padrão estético já pré-definido pelo projeto arquitetônico, onde as tipologias, sistemas e materiais onde grande parte das superfícies são envidraçadas e lisas que não favorecem a acústica no local onde há uma significativa concentração de pessoas.

Outro desafio foi adequar a privacidade entre os espaços food hall e cinema onde na maioria das vezes operam de forma simultânea, possuindo separação direta pelo mezanino/forro. Por fim, outra parte importante foi minimizar interferências entre o uso da quadra de esportes da Escola Bom Jesus presente nesse empreendimento, sobre a praça de alimentação. Foi necessária a aplicação de materiais específicos como isoladores antivibração/impactos, formando um piso flutuante na área de esportes.

eTAPAS

Identificação de cada tipo de ambiente definido no projeto arquitetônico de acordo com os requisitos acústicos da norma NBR 10152 NBR 12179 e critérios apresentados em artigos científicos de ruídos em shoppings centers.

Leitura geométrica e funcional dos espaços, sistemas construtivos adotados e materiais em geral.

Baseado nos requisitos e critérios das normativas e referências técnicas citadas acima, nos materiais e sistemas previstos inicialmente pelos arquitetos e projetistas envolvidos, foram realizados os cálculos e os resultados comparados com os valores e parâmetros acústicos ideais de acordo com as recomendações de boas práticas.

Após comparação, verificaram-se os parâmetros não atendidos e estudou-se as soluções acústicas necessárias para o enquadramento, sendo apresentadas em reuniões ao grupo de arquitetos e projetistas para compatibilização estética, funcional e aprovações.

Uma vez que as soluções foram aprovadas, iniciou-se o detalhamento das soluções, plantas baixas, cortes, elevações, etc. e elaboração de relatório técnico.

depoimento

” Podemos perceber que competência e compromisso são valores da Scala Acústica.”