Serviço: Projeto Acústico
Data: 08/2016
Resumo Geral:
O projeto acústico do BRAVAMALL em parceria com a Procave Incorporadora objetivou condicionar acusticamente locais como praças de alimentação, circulações, espaço food hall, cinema e locais de permanência em geral estudando estratégias de aplicação de materiais absorvedores, com análises de NR (Noise Reduction), a privacidade entre os diversos espaços e de equipamentos prediais, como ar condicionado, gerador a diesel, transformadores, torres de resfriamento, chillers, exaustores e ventiladores, bombas, entre outros. Tudo isso foi estudado e proposto para que os ambientes sejam agradáveis e que o tempo de permanência do público visitante aumente, por consequência indireta um aumento no consumo nos estabelecimentos do shopping.
Cliente: Procave Incorporadora
Um dos desafios foi adequar grandes volumes de acordo com o padrão estético já pré-definido pelo projeto arquitetônico, onde as tipologias, sistemas e materiais onde grande parte das superfícies são envidraçadas e lisas que não favorecem a acústica no local onde há uma significativa concentração de pessoas.
Outro desafio foi adequar a privacidade entre os espaços food hall e cinema onde na maioria das vezes operam de forma simultânea, possuindo separação direta pelo mezanino/forro. Por fim, outra parte importante foi minimizar interferências entre o uso da quadra de esportes da Escola Bom Jesus presente nesse empreendimento, sobre a praça de alimentação. Foi necessária a aplicação de materiais específicos como isoladores antivibração/impactos, formando um piso flutuante na área de esportes.
Identificação de cada tipo de ambiente definido no projeto arquitetônico de acordo com os requisitos acústicos da norma NBR 10152 NBR 12179 e critérios apresentados em artigos científicos de ruídos em shoppings centers.
Leitura geométrica e funcional dos espaços, sistemas construtivos adotados e materiais em geral.
Baseado nos requisitos e critérios das normativas e referências técnicas citadas acima, nos materiais e sistemas previstos inicialmente pelos arquitetos e projetistas envolvidos, foram realizados os cálculos e os resultados comparados com os valores e parâmetros acústicos ideais de acordo com as recomendações de boas práticas.
Após comparação, verificaram-se os parâmetros não atendidos e estudou-se as soluções acústicas necessárias para o enquadramento, sendo apresentadas em reuniões ao grupo de arquitetos e projetistas para compatibilização estética, funcional e aprovações.
Uma vez que as soluções foram aprovadas, iniciou-se o detalhamento das soluções, plantas baixas, cortes, elevações, etc. e elaboração de relatório técnico.
” Podemos perceber que competência e compromisso são valores da Scala Acústica.”