Serviço: Projeto Acústico | Data: 04/2016
Resumo Geral:
Os chillers (máquinas térmicas) que estão localizados na cobertura do edifício da Senior Sistemas estavam afetando a vizinhança ao seu redor com níveis sonoros acima dos limites normativos permitido pela ABNT NBR 10.151:2000. O cliente aplicou as intervenções acústicas necessárias e passou a atender os níveis sonoros (critério NCA) recomendados pela legislação vigente.
Cliente: Sênior Sistemas
Este tipo de equipamento exige um grande fluxo de entrada de ar para realizar a troca de calor, portanto não pode aplicar a técnica de enclausuramento. As soluções precisam ser pontuais nas partes ruidosas do equipamento, respeitando as perdas de cargas admissíveis que são bem restritas para essa máquina.
Foram registrados os níveis e espectros sonoros próximos ao equipamento e em pontos receptores nas proximidades, pois a região é rodeada de edificações residenciais.
Estudo de impacto sonoro exterior pela ferramenta Mapa de Ruídos, onde é possível introduzir os dados da fonte sonora conforme registros de campo e realizar os cálculos estimados de níveis de ruído nas fachadas das edificações residenciais vizinhas. Com base na modelagem podemos estabelecer soluções de reduções de ruído e avaliar o efeito nos pontos receptores.
Por meio das etapas anteriores verificou-se qual a intensidade sonora que precisaria ser reduzida para se adequar aos limites permitidos. Algumas soluções foram propostas, tais como: barreiras acústicas, jaquetas acústicas para compressores, coifa acústica para o sistema de exaustão e atenuadores.
Após execução das soluções adotadas, foram realizadas medições acústicas em pontos vizinhos para validar o estudo e comparar com os limites normativos.