X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

INFORMAÇÕES

Serviço: Projeto Acústico | Data: 04/2016

Resumo Geral:

Os chillers (máquinas térmicas) que estão localizados na cobertura do edifício da Senior Sistemas estavam afetando a vizinhança ao seu redor com níveis sonoros acima dos limites normativos permitido pela ABNT NBR 10.151:2000. O cliente aplicou as intervenções acústicas necessárias e passou a atender os níveis sonoros (critério NCA) recomendados pela legislação vigente.

Cliente: Sênior Sistemas

desafio

Este tipo de equipamento exige um grande fluxo de entrada de ar para realizar a troca de calor, portanto não pode aplicar a técnica de enclausuramento. As soluções precisam ser pontuais nas partes ruidosas do equipamento, respeitando as perdas de cargas admissíveis que são bem restritas para essa máquina.

eTAPAS

Foram registrados os níveis e espectros sonoros próximos ao equipamento e em pontos receptores nas proximidades, pois a região é rodeada de edificações residenciais.

Estudo de impacto sonoro exterior pela ferramenta Mapa de Ruídos, onde é possível introduzir os dados da fonte sonora conforme registros de campo e realizar os cálculos estimados de níveis de ruído nas fachadas das edificações residenciais vizinhas. Com base na modelagem podemos estabelecer soluções de reduções de ruído e avaliar o efeito nos pontos receptores.

Por meio das etapas anteriores verificou-se qual a intensidade sonora que precisaria ser reduzida para se adequar aos limites permitidos. Algumas soluções foram propostas, tais como: barreiras acústicas, jaquetas acústicas para compressores, coifa acústica para o sistema de exaustão e atenuadores.

Após execução das soluções adotadas, foram realizadas medições acústicas em pontos vizinhos para validar o estudo e comparar com os limites normativos.