Como elaborar um mapa de ruídos para classificação de fachadas?
O objetivo de um mapa de ruídos é avaliar os níveis sonoros que impactarão nas torres/blocos residenciais de um futuro empreendimento, visando à classificação das fachadas conforme a norma ABNT NBR 15575-4:2021.
O relatório apresenta as premissas gerais assumidas para o estudo acústico, relaciona os critérios e requisitos de desempenho apresentando os resultados calculados do estudo de impacto sonoro permitindo a classificação das fachadas.
Os resultados devem ser usados para fins de dimensionamento das esquadrias em termos de isolamento a ruído aéreo a fim de garantir o conforto acústico interno das unidades habitacionais, também é utilizado para uma análise inicial do terreno para definição de compra.
O mapa de ruídos é elaborado através de 3 etapas principais. São elas:
1. Medições de ruído em campo: é a caracterização dos níveis sonoros existentes, através de medições de níveis de pressão sonora em pontos estratégicos da região, a fim de determinar as características das principais fontes de ruído (tráfego rodoviário, ferroviário, aeronáutico, etc.).
2. Simulação computacional: as medições realizadas na primeira etapa são usadas como dados de entrada para um modelo computacional tridimensional, levando em consideração a região de entorno existente e a implantação do empreendimento futuro.
3. Avaliação e análise: a partir do modelo computacional tridimensional, podem ser calculados os níveis de ruído impactando cada fachada e pavimentos.
Medições de ruído em campo
Para ter uma avaliação completa das fontes sonoras da região, são realizadas medições vários pontos nos arredores do empreendimento, a quantidade de pontos e localização é definida pelo técnico de forma estratégica a fim de englobar todo o terreno para uma melhor amostragem de caracterização do ruído. As medições são realizadas de acordo com o procedimento da norma federal NBR 10151:2019 e as boas práticas nacionais em termos de avaliação de ruído ambiental, em condições normais de operação da região.
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Uma colocação importante: as medições devem ser feitas sem interferência audível de fenômenos naturais como por exemplo, trovões e chuva. Qualquer umas dessas interferência inviabiliza a medição.
É utilizado um medidor de nível de pressão sonora (sonômetro), devidamente calibrado em laboratório RBC. Os microfones devem estar localizados a no mínimo 1,5 metros do nível do solo, e pelo menos 2 metros de superfícies refletoras. O tempo de duração de cada medição varia de acordo com o fluxo de veículos, em função da estabilização do nível equivalente e do caráter do ruído.
Simulação computacional
Em primeiro lugar é modelada a geometria da região: edificações, muros, obstáculos, vegetação, topografia, etc. Em seguida, as fontes sonoras são configuradas a partir das medições realizadas em campo. Enfim, são inseridos receptores (pontos em localização específica no empreendimento, em pavimentos e ambientes tais como quartos e para calcular os níveis sonoros impactando cada fachada.
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As equações de propagação acústica no ar livre são funções da distância entre os diferentes objetos do modelo (fontes, obstáculos e receptores). O controle da geometria do modelo é então um fator primordial para o cálculo de mapas de ruído e níveis sonoros.
O modelo geométrico da região é criado a partir de desenhos técnicos fornecidos pelo cliente, das imagens de satélite do Google Earth, das curvas de nível de banco de dados (GIS) e das fotos do Google StreetView. A construção do modelo é realizada de tal forma a garantir o georreferenciamento do mesmo, em coordenadas UTM – WGS84.
Todas as edificações relevantes num raio de aproximadamente 250 a 500 metros são modeladas, com suas devidas alturas e características acústicas em termos de absorção e difração.
Avaliação e análise
Para análise da região do empreendimento, é coletado o ruído predominante da localidade (podendo ser ruído rodoviário, ferroviário, aeronáutico ou um conjunto de ruídos).
Os resultados são expostos em mapa de ruído horizontal e vertical, gerado por um software específico, que apresenta resultados e classificações por fachadas, que podem ser facilmente identificados através de uma escala de cores.
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Mapa de ruído rodoviário horizontal entorno do terreno em estudo
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Mapa de ruído rodoviário vertical entorno do terreno em estudo
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Corte transversal das ruas principais até o centro do terreno em estudo
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A norma ABNT NBR 15575-4:2021 define 03 categorias, são elas: I, II e III, em função do nível de pressão sonora equivalente LAeq de cada fachada, e indica ainda que “para a determinação da Classe de Ruído, considera-se o maior valor de LAeq incidente nas fachadas em que há dormitórios”.
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A partir destas análises é realizada a conclusão final, definindo as classes de ruídos em que o empreendimento se enquadra, como também indicações e orientações de esquadrias e requisitos normativos que devem ser atendidos.
É importante pontuar que cada fachada do empreendimento pode ter classes de ruídos iguais ou diferentes, e que as esquadrias podem ser escolhidas através desse resultado otimizando o custo da obra, e é por esses e outros motivos que se torna tão importante a contratação deste serviço, pois como já colocado no início deste artigo.
Modelo de Predição CNOSSOS
Existe também um método alternativo, criado na Europa (mas também aplicável no Brasil), para avaliar a exposição ao ruído, a fim de reduzir a poluição sonora, este método é conhecido como o CNOSSOS/EU.
O CNOSSOS representa um método harmonizado para avaliar os níveis de ruído a partir das fontes de ruído rodoviário, ferroviário, aéreos, industriais.
Para esse método é utilizado alguns atributos específicos, como modelagem das emissões de ruído, atribuição dos níveis de ruído a população da região, a caracterização de veículos e pavimentos mais próximos da realidade da cidade.
Embora esse modelo considere também o efeito de aceleração e desaceleração devido à presença de semáforos, a melhor representação ocorreu sem o uso de semáforos.
Abaixo uma tabela representativa apresentando os atributos utilizados para a realização desse modelo de predição para as fontes de emissão e propagação de ruído.
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