X
(47) 3327-7740 contato@scaladb.com.br

mapa sonoro

Por meio de ferramentas de simulação acústica computacional, os níveis sonoros calculados em pontos receptores determinados para a simulação, são representados graficamente através de escalas de cores que expressam os respectivos níveis de pressão sonora. 

 

O diferencial desse estudo acústico é a garantia da conformidade com as exigências de normas técnicas e legislações, otimizando custos e tempo do contratante, fornecendo recursos técnicos e prevenindo resultados indesejados, proporcionando ambientes acústicos de qualidade que asseguram o bem-estar das pessoas.

COMO DEVE SER ELABORADO?​

Um mapa de ruído pode ser realizado utilizando métodos de cálculos sonoros consolidados (RLS90, CNOSSOS, etc.) ou recorrendo às medições acústicas em campo, para posterior comparação dos valores medidos com os simulados fazendo-se os ajustes necessários para calibrar o modelo.

para o que serve?

O conhecimento prévio do cenário acústico de um local ou uma região mais ampla é fundamental para determinar as fontes sonoras de maior influência e propor soluções de redução do ruído. Exigências normativas e legislativas demandam este recurso de simulação para adequação aos limites estabelecidos. 

Onde aplicar?

  • Níveis sonoros incidentes nas fachadas de edificações (classes de ruído NBR 15575)
  • Impacto de instalações existentes e futuras (indústrias, espaços de eventos, religiosos, etc.)
  • Mapas de ruído urbano para auxiliar na gestão pública da poluição sonora das cidades