Diagnóstico de falhas construtivas em edifícios com Câmera Acústica
Norma de Desempenho NBR 15575
A Norma de Desempenho, conhecida como ABNT NBR 15575, foi publicada em 2013 e revisada em 2021. Ela estabelece regulamentos para a qualidade de construções habitacionais no Brasil, com foco no conforto do usuário. O termo “desempenho” se refere ao comportamento em uso de uma edificação e seus sistemas, que pode variar devido a diferentes condições de exposição.
A norma aborda requisitos gerais, incluindo a determinação da vida útil de projeto, que considera falhas no desempenho do sistema ou elemento, custos de manutenção e reparação. No contexto do desempenho acústico, as falhas construtivas podem afetar o conforto acústico dos usuários, como problemas na montagem de elementos construtivos e instalações incorretas.
Para avaliar o desempenho acústico, são utilizados procedimentos de ensaios padronizados conforme normas técnicas. As falhas construtivas podem ser identificadas comparando os resultados acústicos projetados com os resultados medidos, fora das margens de tolerância. A Câmera Acústica é uma ferramenta que ajuda a investigar falhas no desempenho de sistemas de edificações.
Método do Estudo
O estudo avaliou três sistemas construtivos, incluindo fachadas e um sistema de piso, usando sonômetros e uma Câmera Acústica. As etapas incluíram ensaios de desempenho acústico, diagnóstico com a Câmera Acústica, correções acústicas e ensaios finais. Em todos os casos, após as correções, houve melhorias significativas no isolamento acústico, demonstrando o impacto das falhas construtivas no conforto acústico dos usuários.
Conclusão
Conclui-se que a Câmera Acústica é uma ferramenta eficaz para identificar e corrigir falhas no desempenho acústico de sistemas construtivos, e sua aplicação em conjunto com ensaios de desempenho acústico pode garantir um maior conforto acústico nas edificações