NR-15 e a saúde ocupacional: redução de ruídos em ambientes
industriais – FIA 2024
de Freitas, A. R.¹; Marquez, J. C.²; Schmitt, R.³
1−4 Scala Acústica, Blumenau, SC, Brasil, {andrew, julio, rafael}@scaladb.com.br
O setor industrial brasileiro está em constante evolução, gerando diversos impactos decorrentes desse crescimento, dentre eles estão os altos níveis ruídos produzidos pelo funcionamento de máquinas e equipamentos.
A Norma Regulamentadora 15 (NR-15) visa proteger a saúde dos trabalhadores estabelecendo níveis de tolerância para exposição ao ruído ocupacional e determinando medidas de prevenção e controle, no entanto, adotar apenas medidas como o uso de EPIs, não garante uma redução significativa dos encargos para as empresas.
O presente estudo foi realizado em uma indústria gráfica, a qual contempla equipamentos que emitem ruídos acima de 85 dB, gerando assim um ambiente insalubre. Para abordagem do tema ruído ocupacional, utilizou-se a ferramenta de mapa de ruídos, que surge como uma alternativa para mitigar os ruídos e reduzir os níveis de pressão sonora e doses de ruído que afetam os trabalhadores, fornecendo informações para avaliar e implementar melhorias nos processos industriais. Esta análise permitiu a idealização de soluções por meio de simulações computacionais.
A partir disso, estas foram implantadas pela indústria e posteriormente avaliadas suas respectivas eficiências por meio de novas medições acústicas no setor, constatando novos níveis abaixo de 85 dB. Iniciativas como esta, não apenas beneficiam a saúde dos trabalhadores, mas também reduzem os encargos para a empresa a longo prazo…
NR-15 e a saúde ocupacional: redução de ruídos em ambientes industriais.